Pão caseiro



Posso afirmar que, minha irmã Sineide, foi a filha que herdou os dotes culinários de minha mãe. Além de fazer as receitas que ela vê na televisão ou em revistas, ainda brinca com os ingredientes, fazendo alterações que dão certo, não só em pratos doces como salgados. Algo não muito comum, já que quem costuma ser bom em um, não é em outro.

Para o Tudo na nécessaire ela enviou uma receita de dar água na boca: Pão de batatas e ainda recheado com queijo catupiryHummmmmmmm!


Anote:

Para preparar a primeira massa e deixá-la fermentar, você precisa:

2 xicaras (chá) de leite morno
2 colheres (sopa ebem cheias) de fermento para pão ou 2 saquinhos
1 colher (sopa) de açúcar
10 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de fazer: Misture todos os ingredientes até formar um mingau grosso.  Despeje numa vasilha plástica, envolva num saco plástico e amarre. Deixe descansar por 10 a 15 minutos.

Enquanto isso, você vai preparar a segunda massa:

Cozinhe ½ quilo de batata inglesa.  Em seguida, amasse com um garfo e deixe ficar bem uniforme. Acrescente 3 ovos, 1 pacote de queijo  parmesão ralado,  ½ xícara (chá) de óleo e sal a gosto.

É hora de juntar a primeira massa, já fermentada, à segunda. Faça isso e mexa com as mãos até soltá-la dos dedos. Deixe descansar por 1 hora, no mesmo formato da anterior: a vasilha dentro do saco plástico.

Depois do crescimento da massa, modele os pães, colocando o catupiry no centro de cada um.  É opcional, porque você pode colocar o queijo depois do pão assado.

Transfira os pães modelados para uma fôrma untada com margarina. Pincele-os com gema, óleo e um pouquinho de açúcar para ficar dourado. Deixe mais uma vez dobrar de volume. Leve ao forno pré-aquecido médio.

Depois dos pães assados, pincele-os com margarina e polvilhe com queijo ralado.

Mas, e o queijo catupiry, você vai comprar pronto ou fazer em casa?

 Veja como é simples fazer o catupiry caseiro.  Use:

1 xicara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de maisena
1 pitada de sal
1 colher de sopa de margarina
Leve ao fogo todos os ingredientes e mexa até ficar uma papa. Retire do fogo e acrescente um pacote (50 g) de queijo parmesão ralado e uma caixa de creme de leite. Deixe esfriar. Está pronto. Não é fácil?

Hummmmmmmmmmmmmmm delícia!

 Beijos e um bom final de semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.