Semana da decoração: O toque especial das antiguidades


Pode ser por afetividade ou apenas para dar aquele toque especial à decoração, mas muitas pessoas, atualmente, incorporam objetos antigos ao ambiente, contrastando com a modernidade. São móveis que pertenceram aos avôs, pais ou comprados em antiquários. A dermatologista Adeíza Branco, apreciadora de antiguidades afirma “uso a cristaleira que pertenceu a minha mãe como bar, na varanda, e isso me remete à infância”. Este comportamento faz com que os profissionais que vivem de restauração tenham, cada vez mais, um público certo.


É o caso do designer em móveis, Gerônimo Pereira Barreto, da loja homônima, a Barretos, em Recife. Com uma experiência de quase trinta anos no comércio, Gerônimo começou a se dedicar a restauração de peças, por influência de sua mãe que gostava de antiguidades. Inicialmente, ele abriu uma loja no bairro de Aldeia, município de Camaragibe, Pernambuco e confeccionou presentes corporativos como caixas para vinho, fotos e bijuterias, além de revisteiros, todos com a técnica de envelhecimento. Devido à grande aceitação do mercado, Gerônimo passou a trabalhar com oratórios. Hoje, sua principal ocupação é fabricar móveis com material de demolição, além da restauração em patina. Um sucesso! “A madeira de demolição, envelhecida, é uma matéria-prima de qualidade porque não sofre mais a retração natural, que poderá resultar em avarias, depois do móvel pronto”, afirma Gerônimo que usa também madeira de reflorestamento.



Apesar de representar uma forma de reciclagem, esses móveis não são baratos. Sua composição depende da criatividade do designer, disponibilidade da matéria-prima e do gosto do cliente, que nem sempre está compatível com o de Gerônimo. Segundo ele, alguns clientes chegam com fotos retiradas de revistas de decoração e pedem que ele componha a peça. Não é raro o designer ter que orientar o cliente sobre a diferença que poderá ocorrer entre funcionalidade pretendida, com a estética apresentada na fotografia. A Barretos tem um público variado na Região Metropolitana do Recife e em outros estados, explicado pelo designer “As pessoas que fazem opção por menores custos, perdem na qualidade dos móveis. Meus clientes investem na qualidade, aliado ao fator decorativo”, orgulha-se. Vale conferir!

Tudo na nécessaire - Serviços:

Barretos
Av. Conde da Boa Vista, 1198 - Soledade
Recife - PE
Fone: (081) 3072-1170

Um comentário:

Obrigada pela visita.