Os pés nossos de cada dia




 
Sua preocupação com os pés é, apenas, pintar as unhas para variar a cor do esmalte, semanalmente? Se a sua resposta for sim, está na hora de pensar em mudar de comportamento. Em entrevista ao Tudo na nécessaire, a dermatologista Adeíza Branco, grande colaboradora deste blog,  afirma “Os pés exigem cuidados diários para evitar ressecamento e fungos”.

Tudo na nécessaire: Quais os cuidados que devemos ter com os nossos pés?

Dra. Adeíza Branco: Os cuidados com os pés começam logo após o banho. Após sua lavagem, com água e sabão, é importante secá-los, principalmente entre os dedos, com papel higiênico ou papel toalha porque absorve melhor a umidade, mais do que a toalha de feltro. Esse procedimento evitará fungos e bactérias. E se você for usar sapatos fechados, eu aconselho calçá-los com meias, de preferência de algodão. À noite, é essencial hidratá-los.

Tudo na nécessaire: Qual é o melhor hidratante para os pés?

Dra. Adeíza Branco: Não é aquele que você usa no corpo. Mas, os hidratante à base de uréia são os mais efetivos para evitar o ressecamento dos pés, além de amaciá-los.



Tudo na nécessaire: Como se evita a rachadura nos pés?

Dra. Adeíza Branco: Primeiro é importante destacar que as rachaduras dos pés têm suas causas na genética, ou seja, na hereditariedade ou em fatores externos tais como: andar descalço, sobrepeso, gravidez, uso constante de sandálias plásticas e lixar, diariamente, os pés.
Tudo na nécessaire: Mas, se os pés já estiverem rachados, o que devemos fazer?

Dra. Adeíza Branco: Procurar um dermatologista que irá prescrever um tratamento para descamá-lo, por determinado período,  à base de ácido salicílico. Depois haverá necessidade do uso diário do hidratante. Lixá-los, apenas uma vez por semana, após o banho.  Não esquecer que o calçado ideal é aquele feito em couro, palha ou tecido. E a pessoa que for obesa, deverá perder peso.

Tudo na nécessaire: Devemos retirar a cutícula das unhas?

Dra. Adeíza Branco: Na verdade a cutícula é a proteção das unhas. Mas, como é costume de todas nós mulheres, realizar este procedimento, devemos pedir para manicure não retirar tanto a cutícula, fato que às vezes resulta em ferimentos. Só assim, evitaremos a entrada de bactérias e fungos. Faço questão de lembrar o uso do estojo individual, ou seja, você deve ter alicate, lixa, toalha, afastador de cutícula, tesoura e outros objetos necessários a essa higiene. Caso contrário, exija que o material utilizado pela manicure seja esterilizado por meio de autoclave.

Tudo na Necessaire - Serviços:
Dra. Adeíza Branco
Av. Fernando Simões Barbosa, 22
Galeria Santo Antonio – Boa Viagem
Fone: (81) 3467-8997



Um comentário:

  1. Olá, Joseane!

    Adorei o espaço. Apesar do tempo curto, farei um esforço para dar um pulinho sempre por aqui.
    Até o trabalho,

    Karyna

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.