Meu pai



Enquanto o Poder Judiciário do Estado de Pernambuco lança, oportunamente, uma campanha para que muitos homens reconheçam a paternidade, registrando gratuitamente o filho, acredito que a maioria dos nossos leitores, no próximo domingo quando se comemora o Dia dos Pais, se não estiver contando com a presença física, estará com uma doce lembrança dessa figura tão importante em nossas vidas. Ser pai, mesmo se não for por escolha, representa compromisso e responsabilidade. 

Foi com meu pai, hoje próximo aos 86 anos de idade, que aprendi desde criança que a vida iria me proporcionar diversos desafios e caminhos, mas que em todos eles seriam necessários que meus olhos pudessem encará-los, sem medo. Para isso, eu deveria estar com minhas ações e até pensamentos pautadas na honestidade, no respeito e na dignidade. 

Muitas lições aprendi com meu velho, mas algumas posso destacar:

Que a vida não tem espaço para irresponsabilidade porque o preço dessa atitude será sempre muito alto.

Que nos melhores momentos de minha vida, eu deveria sempre pensar no amanhã porque, certamente, ele viria e eu não saberia quais seriam minhas condições materiais, físicas e emocionais para enfrentá-lo.

Que eu jamais deitasse a cabeça no travesseiro, ao fim do dia, com dívidas pessoais que não pudesse quitá-las. 

Que eu não prometesse aquilo que não pudesse cumprir.

Que palavra dada não se volta atrás. Lembro-me que, quando uma linha telefônica tinha seu preço variado mais de uma vez durante o dia, por causa do câmbio do dólar, eu tinha fechado negócio com um comprador no dia anterior e quando fui assinar o contrato a linha já estava com uma valorização maior em 30%, no mercado. Quando o comprador cético, perguntou se eu iria vender, respondi: - Eu dei a minha palavra, ontem. 

Que acima de tudo, eu deveria preservar a verdade em todas as ocasiões porque seria sempre mais fácil viver com ela do que contornar uma mentira.

Que a família está em primeiro lugar.

 A maioria dessas lições não veio com palavras, mas com exemplos e por isso foram gravadas por todos os seus filhos. Um dia fiz minhas as palavras:

“Papai, se um dia, após essa vida, o grande criador do universo perguntar: Como era seu pai terreno? 

Eu responderei com muita emoção e alegria: - Depois do Senhor, meu Deus, só mesmo meu pai para ser um mestre, um amigo, um companheiro e um exemplo de dignidade e honestidade mais perfeito que uma filha pode ter aqui na terra.”

Obrigada, papai!


Feliz Dia dos Pais para todos e um excelente final de semana.



9 comentários:

  1. Otima mensagem e belas lições de vida. Que possamos levar essas lições para nossas vidas sempre

    ResponderExcluir
  2. Esse exemplo de carater e honestidade eu tbm tenho com meu pai.

    ResponderExcluir
  3. Sábias palavras e belíssimo ensinamento!Não tenho mais meu PAI para abraçar e dizer o quanto o amo!

    ResponderExcluir
  4. Meu pai não pôde dar exemplo melhor para mim e meu irmão. Amoroso, honesto e bom de coração, ele nunca ficará de fora de nossas vidas (seja aqui ou no plano espiritual).

    ResponderExcluir
  5. Ótima mensagem!!! Lendo estas linhas lembrei muito dos momentos com meu PAI. Ele hoje nos acompanha espiritualmente, mas também nos deixou ótimos ensinamentos de vida! Joselma

    ResponderExcluir
  6. Oi, amiga, como te disses, fiquei muito emocionada com a mensagem, o que para mim não é surpresa, pois vindo de você, não poderíamos esperar outra coisa. Senti as palavras ecoarem de seu coração. Parabéns a todos os pais.
    Bjs, Sandra

    ResponderExcluir
  7. otimas palavras *-*

    vim te falar flor que o blog esta de volta com otimas novidades te espero lah http://dicionariodagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei! Faço minhas as suas palavras. Parabéns pela mensagem.
    Feliz dia dos pais para meu pai que é o MELHOR do mundo e para os outros também.
    Beijos!!
    Pai.
    Sineide

    ResponderExcluir
  9. Além deste belo exemplo de pai que ele é, assim como tenho a sorte do meu também ser, vovô Zé sempre foi um maravilhoso exemplo de avô pra mim e meu irmão.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.