Evite comer e alimente-se



 

É grande a quantidade de lojas que encontramos, atualmente, vendendo alimentos considerados funcionais, que além de nutrir auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças como câncer, diabetes, anemias, problemas intestinais, cardiovasculares e outros. Alguns desses alimentos também ajudam na redução de peso.

Em Recife, muitas dessas lojas que encontrávamos apenas nos maiores shoppings da cidade, abriram suas franquias no centro da cidade, como a Mundo Verde. Outras que já possuiam seu comércio neste local, expandiram-se abrindo filiais.

A empresária Maria José Bandeira, da M.J. Bandeira, explica que o aumento das vendas foi gradativo porque “as pessoas foram se conscientizando da importância de sua alimentação para ter uma vida saudável e buscaram produtos mais naturais”. Maria José possui duas lojas no centro do Recife, relativamente próximas, e disse que não pretende no momento instalar uma loja em dos shoppings. Justificado. Para ser atendido, por qualquer vendedor, em uma das lojas da M.J. Bandeira, uma empresa familiar que começou sua trajetória com o pai dela vendendo fumo e cigarro, o cliente recebe uma ficha e deverá esperar.  

As lojas trabalham com um mix de 1.600 produtos naturais e não investem em propaganda porque tem um público que considera fiel. Segundo a empresária, "No início as pessoas procuravam os derivados de soja, principalmente o leite, devido aos problemas com lactose, além dos alimentos ricos em fibras, reguladores do intestino".



Com simpatia, Maria José deu algumas dicas aos leitores do Tudo na nécessaire sobre como ingerir esses nutrientes. Anotem:

Para quem se queixa de constipação intestinal, ou seja, a prisão de ventre deve usar alimentos ricos em fibra como farelo ou fibra de trigo, aveia, linhaça, gergelim e granola. Mas, ela lembra que o alimento por si só não trará benefícios se não houver hidratação. Beba, diariamente, muita água.

As pessoas que lutam contra anemia e não gosta de comer verduras, ela recomenda o farelo de milho, beterraba e espinafre em pó,  mel de engenho e rapadura. Estes últimos só devem ser consumidos se a pessoa não for diabético.

Para manter uma pele saudável, deve-se usar o colágeno, linhaça, castanha do Pará, nozes, sementes de girassol, chá verde e outros alimentos ricos em vitamina E, zinco e selêncio que também ajudará na saúde dos cabelos.

Já a necessidade reposição hormonal, que afeta muitas mulheres, tem como aliados a soja, linhaça, gergelim e chá de amora.

Ter o nível de colesterol alto é preocupante. Não é verdade?  Mas, a farinha do maracujá, nozes e linhaça ajudam a controlá-lo. Experimente!

Uma dica é  colocar esses produtos misturados à vitamina, iogurte,  coalhadas, leite ou frutas amassadas como banana e mamão. Vale a pena tentar ser saudável.




Em tempo: Minha filha fez uma crítica sobre o título desta postagem "Evite comer e alimente-se". Este título foi inspirado numa entrevista dada pelo cantor Sérgio Reis, no Programa Estrelas, apresentado por Angélica, aos sábados. Nele, o cantor disse que quando descobriu que era portador de diabetes, ouviu o conselho do seu médico: "Deixe de comer e alimente-se". A partir daí, ele modificou os hábitos alimentares, reduziu o peso e controlou a diabetes. Segundo Sérgio Reis, ele comia compulsivamente, esquecendo que alguns alimentos não nutrem, mas "enchem" apenas o estômago.

2 comentários:

  1. O título foi totalmente entendido com esse explicação :)
    Dentre esses alimentos, o que eu mais gosto é a granola, além de ser gostosa, é saudável!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu blog,instrutivo, cheio de mensagens positivas e que nos ajuda a viver melhor.No momento as pessoas tem carência de boa leitura, bons amigos e paz. realmente você faz a diferença, é honesta, digna e sabe ouvir os amigos no momento de dor. Agradeço a Deus por haver conhecido a pessoa que conduz esse trabalho.
    Obrigada amiga. Erlene Antunes.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.