Assuma com elegância


Um cabelo branco incomoda muita gente, dois cabelos brancos incomodam, incomodam muito mais... Muitas mulheres podem pensar nesta frase, os homens nem tanto. Para elas, os cabelos brancos são sinônimos que a aurora já está passando, para a maioria dos homens, eles são atribuídos ao charme.

Mas, já se foi o tempo em que todas as mulheres tinham a preocupação de esconder ou arrancar esses fiozinhos indesejados.  Era um corre-corre para o cabeleireiro e nessa guerra a henna, produto natural lançado em pó na década de 80, tornou-se uma grande aliada, mas deixavam os fios avermelhados. Com o passar dos anos, mudaram os comportamentos, costumes e tradições. A mulher invadiu o mercado de trabalho, se profissionalizou, adquiriu independência financeira, maturidade emocional e muitas optaram por assumir, sem traumas, seus cabelos grisalhos. Deixá-los com sua tonalidade natural, também libertou as mulheres do compromisso de, quinzenalmente ou mensalmente, ter que recorrer às tinturas.

A indústria de cosméticos não dormiu no ponto. Lançou xampus e condicionadores que mantém a cor dos fios, sem conferir-lhes aquele tom amarelado, características de muitas de nossas vovós. Algumas marcas como a L’Oréal, Payot, Ox e Bio Extratus apostaram numa linha completa de tratamento capilar para grisalhos.

O que tornam os cabelos brancos é a falta de formação de melanina, uma proteína, responsável pela cor dos melanócitos - as células formadoras da matriz dos cabelos. Isso acontece devido aos fatores genéticos, ambientais e o estresse que reduz a nossa imunidade. Alguns pesquisadores também atribuem a essa descoloração, uma alimentação pobre em vitaminais e minerais. 

O certo é que ter cabelos brancos nem sempre representa velhice. Muitos jovens ainda na casa dos vinte anos começam a observar os primeiros fios brancos e os especialistas aconselham a não arrancá-los, evitando-se assim o enfraquecimento da matriz capilar. Portanto, contenha-se.

E se você quebra os paradigmas sociais e pouco se importa com a opinião alheia, assumindo seus cabelos brancos, parabéns! Mas, assuma-os com  elegância.

A cabeleireira Angela Clara Barros, do salão Angellus, em Jaboatão dos Guararapes, aconselha “o ideal é optar pela modernidade, mantendo os cabelos sempre curtos e renovando o corte, periodicamente. Cortes acima dos ombros rejuvenescem.”

Com uma carteira de clientes de cabelos grisalhos, Angela Clara pesquisou na literatura específica e explica “a aparência dos cabelos brancos é também modificada se a pessoa tomar frequentemente banhos quentes, usar xampu com sal e se expor, regularmente, ao cloro de piscina e sol.”




2 comentários:

  1. Boa matéria! Acho mais preocupante a queda dos cabelos do que a presença dos fios brancos.

    ResponderExcluir
  2. Richard Gere está mais charmoso agora, com seus cabelos brancos assumidos, do que na juventude. rsrs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.