Seus óculos podem servir a outra pessoa


Quem usa óculos de grau sabe o transtorno que causa quando esquecemo-los em casa. É um Deus nos acuda. Temos que voltar do caminho ou passar o dia como um Mister Magoo.
.
Exageros à parte, os óculos são necessários para muitas pessoas. Algumas têm seu problema de visão agravado porque não dispõem de recursos financeiros para adquiri-los, logo após a prescrição médica. No entanto, podemos ajudá-las. Nossos óculos usados podem servir a outra pessoa. Doe-os. Alguns hospitais de olhos recebem como doação tanto óculos de grau como esportivos. Mas, atenção! Eles precisam estar em boas condições de uso.


Tratando-se dos óculos de grau, apenas serão reaproveitadas as armações. O diretor executivo Afonso Medeiros, do Santo Amaro Oftalmologia, instituição mantida pelo Hospital Santo Amaro, em Recife, e que atende os pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS assegura que “dificilmente as lentes são reaproveitadas, pois sua prescrição é individualizada para cada problema de visão, levando-se em consideração o grau, altura, eixo e a distância entre as pupilas. Além disso, o corte da lente é diferente de armação para armação. Cada uma tem o seu modelo.”

Já os óculos esportivos, recebidos também por todos os hospitais, são doados aos pacientes que precisam utilizá-los, por um determinado período, após se submeterem a cirurgia de catarata, segundo Andrezza Lima, da Assessoria de Imprensa da Fundação Altino Ventura - FAV, também em Recife.  O critério de doação é a falta de recursos financeiros do paciente, geralmente condição da maioria. Na FAV o próprio médico pergunta ao paciente se ele pode comprar os óculos de grau. Caso a resposta seja negativa, ele encaminha para o Serviço Social da entidade. A Fundação tem uma parceria com uma fábrica de óculos que faz a doação de lentes simples, semanalmente.

Portanto, se você dispõe de óculos de grau ou esportivos e deseja doá-los, vai encontrar caixas de coletas, de segunda à sexta-feira, nos seguintes endereços:


Hospital Santo Amaro
Av. Cruz Cabugá, 1563 – Santo Amaro - Recife

Fundação Altino Ventura
Sala do Voluntariado
Rua do Progresso, 151 – Boa Vista – Recife

Hospital de Olhos Santa Luzia
Estrada do Entroncamento, 909 – Casa Forte

Instituto de Olhos de Pernambuco – IOR
Rua Vicente Meira, 137 – Espinheiro – Recife



Mas, se você não mora em Recife, procure um hospital de olhos na sua cidade.
Reuna os óculos usados da família, dos amigos e seja solidariário. Sua atitude fará uma grande diferença. Divulgue a ideia.

Bom final de semana para todos. Beijão.




“Feliz de quem atravessa a vida inteira
tendo mil razões para viver”.
Dom Helder Câmara.

2 comentários:

  1. Gostei dessa informação, vou procurar um posto destes na minha cidade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.