Pele saudável




Quando se pensa em pele, maior órgão do corpo humano, logo vem à cabeça a ideia de mantê-la sempre jovem e bonita. Aliás, isso é o sonho da maioria de nós, mulheres mortais. Mas, geralmente, esquecemos que para realizar esse sonho, o cuidado com a pele deve ser um exercício diário, iniciado desde quando somos bebezinhos. Sim, bebezinhos, porque tanto a mulher quanto o homem devem hidratar a pele diariamente.
A dermatologista Adeíza Branco, recebeu o “Tudo na necessaire” para um bate-papo.


Tudo na necessaire: Quais as causas do ressecamento da pele?

Dra.Adeíza: Várias. No bebê, a pele ainda está em formação e o seu  ressecamento ocorre porque as glândulas sebáceas e sudoríparas, além dos homônios sexuais não estão desenvolvidas. No adulto as causas estão relacionadas à exposição prolongada ao sol ou frio, frequentes banhos quentes, dermatites e uso inadequado de cosméticos. Com o passar dos anos, a natural perda de colágeno, proteínas e a diminuição das glândulas provocam o ressecamento da pele no idoso.

Tudo na necessaire: Quais os passos para evitar o ressecamento da pele?

Dra. Adeíza: Começa pela higiene pessoal, no banho. Se você é daquelas pessoas que tomam vários banhos ao dia, o ideal é fazer uso do sabonete no primeiro banho e nos subsequentes passá-lo apenas nas partes íntimas, aquelas que têm dobrinhas, como órgãos genitas, axilas, virilhas etc. Evite usar buchas porque são asperas e retiram a oleosidade natural da pele. Depois, passe um hidratante.

Tudo na necessaire: Fazer uso de sabonetes hidratantes ou umectantes, desses que encontramos nas prateleiras dos supermercados, evita o ressecamento?

Dra. Adeíza: Contribui com a hidratação. Indico os sabonetes glicerinados, à base de aveia, macadâmia, aloe vera (babosa) e amêndoas. Os bebês devem usar sabonetes com pH neutro, ou seja, livres de acidez. Hoje, existem muitas marcas infantis que atendem as exigências, são hipoalergênicos e testados dermatologicamente. O que deve ser evitado, tanto na criança quanto no adulto, é uso de sabonetes rústicos como sabão em barra, de aroeira e outros componentes que não foram recomendados pelo seu médico.
                              

Tudo na necessaire: Existem muitas marcas de hidratantes no mercado e com preços variados. Quais os mais indicados?

Dra. Adeíza: Cada pessoa tem um tipo de pele. Para aquelas que têm pele normal, não há problemas de usar algumas marcas. Mas, as pessoas que sofrem de alérgias, eczemas, psoríase e outras dermatites, devem consultar um dermatologista que irá prescrever um hidratante que possua substâncias medicamentosas.

Tudo na necessaire: Quantas vezes devemos hidratar a pele durante o dia?

Dra. Adeíza: O ideal será sempre após o banho. Mas, com o corre-corre diário, nem sempre as pessoas têm tempo de passar hidratante depois do banho. Reserve então um tempinho para passá-lo, ao menos, depois do seu último banho, de preferência à noite, antes de dormir. Lembrem-se,  que a hidratação deve ser uma rotina diária e irá contribuir com o rejuvesnecimento da pele.

Tudo na necessaire: Obrigada pela colaboração.

Portanto, mulheres e homens, às compras e um excelente final de semana.

Beijos.


Tudo na Necessaire indica:
Dra. Adeíza Branco
Av. Fernando Simões Barbosa, 22
Galeria Santo Antonio – Boa Viagem
Fone: (81) 3467-8997


Um comentário:

  1. O que dizer de pais que teimam em não deixar, principalmente os primeiros filhos, se perfurmar, alegando que tem um cheirinho próprio...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.