As novidades para trabalhos acadêmicos



A NBR-14724/2011 sobre informação e documentação, da Associação Brasileira de Normas Técnicas - (ABNT), que estabelece critérios para apresentação de trabalhos acadêmicos, sofreu poucas alterações em relação a norma anterior, publicada em 2006. Podemos afirmar que a grande mudança está na clareza e estilo de sua redação e na legalização do uso de papel reciclado para impressão de trabalhos.

Outras alterações, sutilmente, podem ser constatadas:

1. Inclusão de termos e definições de: autor, dados internacionais de catalogação-na-publicação, ficha catalográfica, folha, página, subtítulo, título e volume. O que antes seriam 28 termos, agora são 36.

2. Mudança na terminologia da estrutura do trabalho. Adotava-se elementos pré-textuais e textuais para a composição. Ficou determinado que será "parte externa" e "interna".

3. Retirou-se o plural dos termos "agradecimentos" e "dedicatórias".

4. Nas definições que adotava "folha" deve ser considerado "texto".

5. Inclusão de exemplos para as listas de ilustração, tabelas, abreviaturas e siglas, símbolos e glossário. Havia necessidade de visualizarmos a forma que esses itens podem ser apresentados no corpo do trabalho.

6. Normatização do espaçamento dos textos no verso da folha ou página.

7. Continua a recomendação de recuo de 4 cm para citações de mais de três linhas.

8. Recomendação do uso da fonte tamanho 12 para todo o trabalho, incluindo capa. Antes, alguns pesquisadores utilizavam tamanho 14 para títulos e capa, já que a norma deixava esta lacuna.

9. Alinhamento do espacejamento das palavras nas notas de rodapé e títulos das subseções.

10. Determinação do uso de algarismo arábico, nos indicativos que precedem os títulos das seções, em detrimento ao algarismo romano no início do  trabalho.

11. Obrigatoriedade da indicação da fonte consultada, nas listas de qualquer ilustração, mesmo que seja do próprio autor.

Tecnicamente revisada, conforme afirma no seu prefácio, e obedecendo ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a ABNT procurou facilitar cada vez a padronização dos trabalhos técnicos e científicos.








                                                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.